Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia São Vicente

Desmamação de Gatos

OS PRIMEIROS ALIMENTOS SÓLIDOS

Quando os gatinhos, perfeitamente constituídos, de boa saúde e que tivessem recebido da mãe uma lactância normal, cumprem um mês de idade, devem começar a tomar pequenas rações de carne magra moída ou peixe ligeiramente grelhado, livre de espinhas. De uma forma natural, a gata começa a retirar-se dos jovenzinhos, pois os incipientes dentes ferem a fêmea nas sensíveis mamas, e a dor produzida, unida à desaparição ainda débil do instinto maternal, irá propiciando o desmamação, que será definitiva aos dois meses após o parto. A textura e a qualidade dos alimentos oferecidos aos filhotes, assim como a habilidade na apresentação dos mesmos, podem condicionar o êxito duma pronta adaptação ao novo regime de nutrição.

Uma papinha ligeira de cereais em pequenas quantidades será colocada junto aos gatinhos, e se estes não se decidem a provar em lambidelas exploradoras a sua nova comida, podemos incitá-los colocando no nariz umas gotinhas, que lamberão com gosto. Superado o primeiro passo que impulse os gatinhos a procurar o prato com a papinha ou mingau, poderá substituir-se esta, um par de vezes por dia, com carne magra fresca, bem moída crua ou brevemente passada pela chapa. Quando os animaizinhos tenham cumprido o mês e meio de idade devem quase exclusivamente alimentar-se com carne moída e batatas, embora possam mamar ligeiramente antes de aninhar-se junto à sua mãe para passar a noite. O número de comidas diárias será de quatro ou cinco, dado que a capacidade digestiva dos gatinhos é muito reduzida e têm que comer pouca quantidade, mas durante várias vezes ao dia, compensando a freqüência com a quantidade de alimento, de forma que o balance seja correto.

A limpeza dos pequenos é esmerada e a própria mãe lhes ensina a realizar as deposições necessárias no caixinha sanitário quando sejam capazes disso, enquanto que ela os limpa a lambidelas durante os primeiros dias. O leite materno é para todos os mamíferos praticamente insubstituível, dado que contém, além das substâncias nutritivas, vitamínicas e minerais essenciais para o desenvolvimento dos recém-nascidos, uma série de princípios que atuam como anticorpos capazes de assegurar uma certa imunidade inicial aos filhotes, com respeito às doenças mais comuns. Estes compostos imunizadores se encontram em maior concentração no colostro e parecem diminuir progressivamente após as primeiras semanas de lactância na espécie Felis catus. Por este motivo, os pequenos abandonados, sobrantes duma cria, são dificilmente criados artificialmente, além das dificuldades inerentes à lactância forçada, que haverá de ser iniciada quando seja possível, após alguns dias, sete ou oito, em que tenham mamado da mãe.

Os gatinhos habituados a partir do mês de vida a consumir várias rações suaves de carne e batatas ou cereais crescerão sãos e alegres, podendo ser separados aos dois meses e inclusive antes para integrar-se aos seus novos lares. No entanto, a adaptação à sua nova situação não só requererá atenção especial quanto à nutrição com respeito a quantidade, qualidade e freqüência, mas que tem que incluir de forma ineludível a possibilidade de comunicação com o meio ambiente através do brincadeira, melhor com outros gatinhos da sua mesma idade ou, pelo menos, com os seus proprietários, que pacientemente têm que dedicar uma parte do seu tempo à formação do caráter.


Artigos Anteriores:

18/01/2009
51 Dicas de Como Manter seu Aquário

11/11/2008
COMO CUIDAR DE CÃES

09/09/2008
Enriquecendo o habitat

12/01/2008
Exoparasitose

10/01/2008
Desmamação de Gatos

09/01/2008
A velhice nos Felinos

08/01/2008
A COLEIRA DO GATO

07/01/2008
Educação doméstica dos Cães

06/01/2008
Cuidados do pêlo do cão

05/01/2008
COSMÉTICA CANINA

04/01/2008
UNHAS NOS CÃES

03/01/2008
A amputação da cauda

02/01/2008
A Velhice

01/01/2008
A DENTIÇÃO DO CÃO

29/06/2007
A correia: segurança e simbolismo

28/06/2007
A Comida do Cachorro

27/06/2007
A Coleira do Cão

26/06/2007
A Casa do Cachorro

25/06/2007
A Cama do Cachorro

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Buffet & Salões de Festas Terraplanagem Dedetização Clinicas e Casas de Repouso Empreiteiras de Mão de Obra Motéis Cobrança Ar Condicionado para veículos Empreendimentos Imobiliários Advogados Clínicas de Estética Universidades e Faculdades Colchões Agências de Turismo Clinicas de Fisioterapia Sindicatos e Associações Sistemas, web sites, Consultoria em TI Construtoras & Incorporadoras Lazer Contabilidades