Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Beleza e Saúde
Guia São Vicente

Gordura Trans

Para quem acompanhou as recentes portarias (ou leis ?) a respeito da obrigatoriedade dos fabricantes, indicarem a quantidade da gordura TRANS, nos rótulos dos alimentos industrializados, aí vai uma boa explicação das razões pelas quais foram limitados o seu conteúdo nos alimentos.

É preocupante o descaso e a desinformação sobre o assunto. Vale a pena ler.

“VIVA O TORRESMO, A GORDURA DA PICANHA, ETC!”

Desconfie dos alimentos sequinhos. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse "milagre" chama-se gordura hidrogenada e ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde.

Estudos recentes mostram que a esse tipo de gordura é pior que a saturada - de origem animal - do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela "plastifica" os vasos, levando a infartos e derrames.

Quem garante é a endocrinologista Sandra Costa, que pesquisa o assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chamada de "Trans".

O problema, segundo ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos, só para citar alguns exemplos, fazem parte da grande lista.

E o preocupante, de acordo com Sandra, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos.

"As pessoas estão sendo enganadas. Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto", diz ela.

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha, etc. Mas como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.

Aí começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio - daí o nome hidrogenada -, com alta pressão e alta temperatura e o resultado não seria bem visto - e muito menos comido - por ninguém.

Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

"Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos, que ficam impedidos de se dilatar", esclarece a endocrinologista.

Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofrerem parada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. "Durante a atividade física, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto".

Saiba mais.

Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:

- Biscoitos. Praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer;

- Chips;

- Batata-frita. Tanto as de pacote quanto as de fast-food;

- Tortas e bolos. Prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);

- Pães. Principalmente os de massa doce;


- Sorvete. A grande maioria, até mesmo os light. O sorvete hidrogenado é mais espumoso;

- Chocolate. Cuidado com os diet - são os piores;

- Leite. Os achocolatados prontos;

- Margarina. Quanto mais dura pior;

- Fast-food. Usam essa gordura para todas as frituras porque ficam crocantes;

- Requeijão. Os que são muito cremosos;

- Pipoca de microondas;

- Temperos em pó

26/07/2004 - Assunto é discutido no Primeiro Mundo.


As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos.

Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuras por ano nos Estados Unidos.

Desde essa época, eles pediram ao Foods and Drugs Administration (FDA) - órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA - alterações nos rótulos nutricionais que informassem aos consumidores quanto de gordura Trans continha cada alimento. Nada foi feito.

Esperamos, diz a doutora, que as pessoas se conscientizem sobre o que comem e se informem.

Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica - aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).

Origem.


A descrição dessa síndrome - inicialmente chamada de Quarteto da Morte, em 1984 - coincide com o início do uso maciço dos hidrogenados pela indústria alimentícia americana.


O epidemiologista-chefe da Escola de Medicina de Harvard, Walter Willet, diz no site www.transfreeamerica.org que a introdução dos hidrogenados na alimentação foi o maior desastre da história alimentícia nos EUA. Resultou numa epidemia de obesidade e demais doenças.

Em 2001, foi divulgado um estudo - feito com 84 mil enfermeiras, durante 14 anos - no qual ficou confirmado que a principal gordura relacionada ao diabetes e ao aumento do colesterol e triglicerídios era a hidrogenada.

No ano seguinte, cientistas americanos pediram um novo estudo. Queriam que ficasse claro o quanto de gordura hidrogenada uma pessoa poderia consumir por dia, sem prejudicar sua saúde. O resultado foi surpreendente: zero. Há relatos também da associação de hidrogenados com vários tipos de câncer."


Artigos Anteriores:

24/02/2009
Ginseng e Impotência

01/01/2009
Dicas para perder a barriga

13/12/2008
MALES DO COMPUTADOR

11/09/2008
Laranja para o Coração

10/09/2008
Gordura Trans

09/09/2008
Obesidade Mórbida

08/09/2008
Máscaras caseiras que fazem um verdadeiro "milagre"!

07/09/2008
Receitas de cremes caseiros para o rosto e corpo

06/09/2008
É normal a mulher ter acne na fase adulta?

05/09/2008
Pele, unhas e cabelos saudáveis

04/09/2008
Métodos de Depilação

03/09/2008
Banhos Especiais

02/09/2008
Sol é importante sim, mas com moderação

01/09/2008
Escova de Chocolate

08/05/2008
Nutrição e Beleza

01/07/2007
Espaguete Vegetariano

11/04/2007
FRUTAS NA MEDICINA NATURAL

03/11/2006
50 dicas para a sua pele ficar linda

02/11/2006
Emprego do Suco de Couve nas úlceras do Estômago

01/11/2006
Normas Para a Utilização das Gorduras

31/10/2006
A Água é o Elemento Essencial à Vida.

05/08/2006
RADICAIS LIVRES O que São?

04/08/2006
OS DEZ MINERAIS INDISPENSÁVEIS A SAÚDE

03/08/2006
GORDURAS SIM OU NÃO?

02/08/2006
OS ANTIOXIDANTES

01/08/2006
ALIMENTAÇÃO - A FONTE DA JUVENTUDE

30/07/2006
DIABETES – A VIDA PODE TER MAIS SABOR COM O DOCE NA MEDIDA CERTA

04/03/2006
SAÚDE BUCAL - UMA PRIORIDADE SANITÁRIA

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Centro Automotivo Gessos Hospitais & Unidades Médicas - Particulares Cobrança Sistemas, web sites, Consultoria em TI Automação Comercial Telhas Laticínios Canil Ar Condicionado Bazares e Papelarias Roupas e Acessórios Lajes Produtos de Limpeza Utensílios e Utilidades Domésticas Clínicas de Estética Agências de Turismo Andaimes e Equipamentos Games e Acessórios Tecidos