Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia São Vicente , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia São Vicente

A velhice nos Felinos

MATURIDADE E DECLIVE NOS FELINOS

Como todos os seres vivos, os gatos domésticos têm um período vital variável entre certos limites mas que compreende uns anos finais de diminuição das faculdades físicas e inclusive "psíquicas" dos animaizinhos. No entanto, o seu tradicional caráter independente, assim como o hieratismo das suas atitudes, nos faz menos evidente a velhice, que pouco a pouco irá minando sua natural resistência . A partir dos oito, talvez nove anos de idade, os gatos se tornam mais preguiçosos, parecem dormir mais tempo no sua almofada ou canto favoritos, e do mesmo modo podem começar a engordar excessivamente, sofrendo com maior freqüência diversas doenças. Os exemplares que têm a oportunidade de entrar ou sair do lar e fazer as suas escapadas periódicas raramente sofrem o problema da diminuição vital, que fatalmente acompanha as idades avançadas pois simplesmente um bom dia desaparecem quase misteriosamente, vítimas de algum acidente, ou se tornam caseiros, sedentários e molengos.

CUIDADOS DIÁRIOS

Embora já tenhamos apontado a aparente inexistência dos clássicos ataques senis tão evidentes noutras espécies animais, o proprietário de um gato deve modificar suavemente, a partir de certa idade do gato, os hábitos alimentícios, assim como a freqüência das revisões veterinárias, mais intensas. A carne e outros alimentos protéicos devem ir-se reduzindo em quantidade, embora se incrementarão em qualidade e estarão muito finamente moídos ou triturados. No caso de que o animal estivesse habituado a consumir peixe isento de espinhas,na chapa ou grelhado, se substituirá pouco a pouco por congelados brancos que se fervam brevemente com uma gotinha de óleo e aos que podem acrescentar-se umas gotas de concentrado suco de carne. Os preparados enlatados têm que restringir-se o mais possível, assim como os pequenos almoços, que poderão inclusive suprimir-se. O capítulo de cuidados e higiene também necessitará alguns reajustes, tanto mais evidentes quanto maior seja a idade do felino. Como podemos facilmente compreender, variará substancialmente em função do tipo de pelagem do animalzinho, conforme este seja curto, como o de siameses e europeus, ou longo, como em persas, angoras, balineses, birmanos, etc. Desde muito jovens, os gatos dedicam largas horas diárias ao seu asseio externo mediante lambidelas diretas ou ajudando-se com as patas dianteiras como escovas para a cara e o pescoço. Durante esta higiene, o pelo morto é ingerido junto com a saliva e incorporado ao aparelho digestivo do exemplar. Em todas as raças, as madeixas de pelo são eliminadas regularmente com as deposições e inclusive parece que podem atuar positivamente na digestão e assimilação de alimentos, assim como na eliminação das fezes. No entanto, a velhice induz uma dificuldade nos processos alimentícios, e essas massas de pelos podem originar autênticos tampões de incomodas conseqüências, que se complicam nas variedades de pelagem sedoso e abundante. De forma instintiva, os gatos idosos omitem progressivamente a auto-limpeza da capa, que haverá de ser assumida pelos proprietários mediante escovados suaves, mas profundos, e inclusive a limpeza de zonas perioculares e próximas o focinho com um algodão impregnado em água morna. Se as doenças atacam de forma crônica ao nosso gato, deve ser o veterinário quem decida quando devem terminar os seus sofrimentos.


Artigos Anteriores:

18/01/2009
51 Dicas de Como Manter seu Aquário

11/11/2008
COMO CUIDAR DE CÃES

09/09/2008
Enriquecendo o habitat

12/01/2008
Exoparasitose

10/01/2008
Desmamação de Gatos

09/01/2008
A velhice nos Felinos

08/01/2008
A COLEIRA DO GATO

07/01/2008
Educação doméstica dos Cães

06/01/2008
Cuidados do pêlo do cão

05/01/2008
COSMÉTICA CANINA

04/01/2008
UNHAS NOS CÃES

03/01/2008
A amputação da cauda

02/01/2008
A Velhice

01/01/2008
A DENTIÇÃO DO CÃO

29/06/2007
A correia: segurança e simbolismo

28/06/2007
A Comida do Cachorro

27/06/2007
A Coleira do Cão

26/06/2007
A Casa do Cachorro

25/06/2007
A Cama do Cachorro

Guia São Vicente - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Lanches & Lanchonetes Dedetização Pedras Cartórios e Tabeliães Sorvetes - Fabricantes e Distruibuidores Floriculturas Advogados Portões, Portas e Janelas Marcenaria Celulares, Tablets, Smartphones Locadoras de Automóveis Auto Elétricos Borracharias Parafusos e Ferramentas Copiadora, Plotagem, Recarga de Cartuchos Forros e Divisórias Academias Madeireiras Tecidos Bombas e Motores